tag:blogger.com,1999:blog-7216152225154059867.post4538894384675833239..comments2023-10-02T01:37:49.963-07:00Comments on Literatura e afinidades: PT 30 ANOS: ESQUERDA OU DIREITA? UTOPIA ÀS AVESSAS.Rogério Soareshttp://www.blogger.com/profile/13029025076662119115noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7216152225154059867.post-19804178253480008742010-03-07T07:54:19.138-08:002010-03-07T07:54:19.138-08:00Excelente análise, Arthur. A questão da educação, ...Excelente análise, Arthur. A questão da educação, sobretudo,num governo que valorize o conhecimento, é um elemento fundamental para que possamos ter um país melhor, e que indubitavelmente, segundo essa lógica teremos um patamar bem mais amplo no que diz respeito à melhoria do setor educacional atrelado ao da saúde. Pois, um povo que possue conhecimento, sabe valores, ética, sobretudo no que diz respeito às mentalidades: ambiental, de convívio pessoal, de respeito ao próximo, isto é, ressaltando às regras de convivência social. Quiça, a Cienciocracia - que não seja destrutiva, em outras palavras, àquela que seja em prol do mercado e da exclusão - possa ser uma saída para o abismo social que temos hoje no país.Rogério Soareshttps://www.blogger.com/profile/13029025076662119115noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7216152225154059867.post-59911690912067070902010-02-16T22:00:25.323-08:002010-02-16T22:00:25.323-08:00Boa coletânea de textos, professor!
Acho bem mais...Boa coletânea de textos, professor!<br /><br />Acho bem mais pertinentes as informações do primeiro. O segundo, apesar de apontar coisas certas - como a quase perfeita política externa -, simplifica demais as ações do Governo, e política não deve ser simplificada, e sim, destrinchada mais e mais, a fim de observar melhor tantos o princípio quanto os meios e, sobretudo, os fins.<br /><br />Por isso (e também por concordar mais com o que ele diz), prefiro o primeiro texto. É mais realista, mais com os pés no chão, em suma, mais crítico, e é de críticas que se constroem novas ideias, ideias essas que são fundamentais para qualquer país que almeje se consolidar como 'grande' algum dia.<br /><br />Por falar em se consolidar como grande, acho bem falho nenhum dos dois autores citar a educação. Na minha singela opinião, ela deveria ser o cerne de qualquer governo no mundo. <br /><br />Apesar de estatísticas indicarem que o país cresce mais a cada ano, não sei se realmente podemos interpretar como algo bom um "crescimento" às custas da exploração do trabalhador mal-educado por empresas internacionais. Aí, só vejo motivo para "comemorar" a manutenção de um sistema comprovadamente falho. E enquanto eu viver, não bato palmas para governantes que, bem ou mal, com ou sem bolsa-esmola (ou bolsa-continue-ignorante), não tentem reverter essa situação.<br /><br />Não falo aqui de socialismo, como talvez tenha dado a entender (principalmente pela parte das "empresas internacionais"). Falo é de uma política humana, que valorize o que a humanidade tem de melhor, que valorize o que nós, humanos contemporâneos temos melhor que nossos antepassados: conhecimento. Conhecimento baseado em fatos históricos, em teorias novas, em revoluções que fracassaram ou prosperaram.<br /><br />Defendo um conceito de governo um pouco diferente. Um governo que valorize o conhecimento. Um governo que incentive as pessoas não só a consumirem esse conhecimento, como também ajudar a aumentá-lo. Defendo, portanto, uma Cienciocracia.Anonymousnoreply@blogger.com